O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Maria (Procon/SM) realizará o Mutirão Online de Renegociação de Dívidas entre os dias 16 e 30 de novembro. Os atendimentos ocorrerão exclusivamente pela internet. Poderão ser negociadas as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, por exemplo.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br para receber login e senha. Em seguida, o consumidor fará o relato do seu problema e deve informar que deseja participar do Mutirão Online de Renegociação de Dívidas. Também é possível realizar o agendamento prévio pelo telefone (55) 3217-1286.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois estes dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
População aprova projeto que prevê retirada de fios dos postes da Avenida Rio Branco
O consumidor também pode participar do Mutirão Online pelo aplicativo da Plataforma de Solução de Conflitos, disponível para Android e Apple. Basta pesquisar por "consumidor.gov.br" na loja de aplicativos, baixar e fazer o cadastro.
Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira.